Com que (tom de) base eu vou?

Quem nunca comprou base no tom errado que atire a primeira pedra! Acredito que as únicas pessoas que não compraram base erradas foram as que nunca compraram base nenhuma vez na vida.

A coisa mais normal do mundo é vermos alguém usando um tom bem mais claro que a cor da pele (aquele tradicional fantasminha nas fotos). O mais difícil de acreditar é que a pessoa olha a foto e não vê nada de errado mas isso é oooutro assunto.

Esse é um guia pra você parar de depender só da sugestão do(a) vendedor(a).. Se ele/ela não é um maquiador provavelmente pode te indicar errado. Se não servir pra isso, pelo menos você vai ter conhecido melhor a sua pele! hahaha

Então vamos lá!

Um dos métodos mais comuns de identificar o seu tom de pele é pela Classificação de Fitzpatrick. De acordo com portal da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

A mais famosa classificação dos fototipos cutâneos é a escala Fitzpatrick, criada em 1976 pelo dermatologista e diretor do departamento de Dermatologia da Escola de Medicina de Harvard, Thomas B. Fitzpatrick.

Fitzpatrick classificou a pele em fototipos a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear sob exposição solar e sua sensibilidade e tendência a ficar vermelhas sob os raios solares.

Fitzpatrick elaborou sua escala a partir de visualizações empíricas. Ele classificou a pele de cada um como sendo potencialmente de uma das seis classificações listadas a seguir (grupo, eritema, pigmentação e sensibilidade ao Sol).

Bom, sabendo disso fizemos um quadro com os dados pra você identificar seu tom de pele:

tipopele3

 

Pra ficar mais fácil ainda:

  • Tipo I: Pessoas com a cor do cabelo avermelhada (ruivas);
  • Tipo II: Geralmente são as pessoas loiras de olho claro;
  • Tipo III: Pessoas brancas com o cabelo castanho ou preto;
  • Tipo IV: Pele clara ou bege. Inclui as orientais;
  • Tipo V: São as mulatas;

Já achou? Ótimo!

Algumas marcas de maquiagem possuem tons rosados e amarelados. A M.A.C, por exemplo, possui siglas como NW e NC pras suas bases. Já sabe como identificar se você é tem o tom Warm (quente) ou Cool (frio) ? É muuuuito simples!

dik

 

 

Já sabe se sua pele é fria ou quente agora.

Mas os meus problemas estão resolvidos?

Na verdade não! Eu, por exemplo, uso a base Prolonwear da M.A.C na cor NC20 e o corretivo na cor NW25. O corretivo rosado mais escuro esconde beeeem mais as minhas olheiras do que o amarelado.

O que dificulta a nossa vida é que a M.A.C possui C, NC, N, W,e NW.

Pra descomplicar um pouquinho:

  • C (cool) =  amarelo/oliva dourado
  • NC (neutral cool) =  levemente amarelado
  • N (neutral) = neutro
  • NW (neutral warm) = levemente rosado
  • W (warm) = rosado

O importante é testar pra achar a sua cor.

Agora você já sabe que se tem uma pele mais rosada tem que optar pela “W” e se tem uma pele mais amarelada deve optar pelas bases de sigla “C” (olha as orientais aí, gente…)

Mas eu testo como?

Nada de testar no pulso! O ideal meeesmo é testar no maxilar (famoso “do lado”). Pra você saber exatamente qual é a cor final da base nunca compre logo de cara por ter ficado linda e perfeita assim que você passou. Tem que prestar atenção pra ver se a sua pele também vai gostar dela! Tudo vai ser diretamente ligado ao seu tipo de pele, mas isso é assunto pra outro post!

~~~Momento curiosidade~~~

novodica

 

 

Vou fazer um outro post explicando direitinho todos os tipos de base e a que pode ser melhor pra você! Cuidado MESMO com as bases mais claras que a sua pele. A sua base ideal tem que ser exatamente da sua cor. Se você tá vendo que, mesmo na embalagem, ela tá beeem mais clara que a sua pele vai insistir e comprar mesmo assim? Não, né?

Diga NÃO pra cara de fantasma!

 

 

Beijos mil! ;*

 

Obs.: Agradecimento especial pra Dra. Márcia Pina que nos ajudou a produzir esse post! Muito obrigada pela ajuda. ❤

 

Fonte: http://www.sbd.org.br/cuidados/por-que-as-pessoas-tem-tons-de-pele-diferentes/

6 thoughts on “Com que (tom de) base eu vou?

  1. Nay, ficou muito show o post. O melhor post que já li sobre escolha de base e tons de pele. E saiba que o que precisar de mim, estarei sempre a disposição. Você além de talentosa, é uma fofa!!! Bjs. Parabéns mais uma vez!!!

    • Ai, que bom que você gostou! Fico imensamente feliz mesmo. Sua ajuda foi de extrema importância pra tirar algumas dúvidas. Muito obrigada novamente! Mil beijos.

  2. Nay, amei o post! Suuuper bem explicativo! Geralmente as pessoas que tentam explicar a diferença entre tom quente e frio de pele mais confundem que exclarecem nossa cabeça! Levei um booom tempo pra aprender minha cor certa de base, se fosse por aqui tinha aprendido mais rápido! 😉
    A melhor é a parte sobre as caras pálidas! Hahaha Elas realmente não acham ser problema parecerem fantasmas nas fotos.. Inclusive já cansei de ouvir de vendedoras que deveriam estar lá pra instruir que como a pele do nosso rosto é quase sempre mais clara que a do corpo não tem problema a base ser muito clara…
    Beijocas!

    • Egua, Paulinha.. Não ACREDITO que já ouvistes que não tem problema da base ser mais clara, cara! HAHAHAHAHA sérioooooo. É por isso que tem TANTA gente desfilando com o tom errado de base por aí. Que bom que achastes fácil de entender. Essa era a minha maior preocupação pq não é a coisa mais fácil de explicar mesmo. Obrigada por estares lendo aqui! ahahah Mil beijosss

Comenta aqui!

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s